Home » Publications » 5G-RANGE Project

5G-RANGE Project


5G-RANGE Project Demonstration

O objetivo geral do projeto 5G-RANGE é projetar, desenvolver, implementar e validar os mecanismos para permitir que a rede 5G forneça uma solução economicamente eficaz para o acesso à internet em áreas remotas ou rurais. Para tal, o projeto deve conceber um modo de operação para redes 5G que viabilize o acesso à internet em áreas remotas a um custo adequado à realidade brasileira em áreas de baixa densidade populacional, além de permitir novos serviços e suportar alta cobertura de mobilidade para rodovias.
O projeto tem os seguintes objetivos: (1) conceber, desenvolver e implementar uma nova camada física para áreas remotas; (2) desenvolver e implementar novos algoritmos para a camada MAC cognitiva; (3) implementar uma Prova de Conceito (PoC) para a Rede de Acesso à Área Remota 5G e (4) divulgar e explorar os resultados do projeto entre o Brasil e a Europa.
O alto custo do espectro e a baixa densidade populacional são as principais barreiras para a implantação generalizada do acesso à banda larga da Internet em áreas remotas. O projeto 5G-RANGE propõe o uso oportunista de TVWS (TV White Spaces) nas bandas VHF (Very High Frequency) e UHF (Ultra High Frequency). O alvo do 5G-RANGE é trabalhar com células de 50 km e prover 100 Mb/s na borda da célula. Os princípios e principais desafios do 5G-RANGE são acesso banda larga em áreas remotas, cobertura de qualidade e confiável, custo acessível ao usuário final, suporte às aplicações de fazenda inteligente, suporte à cobertura rodoviária e prover novas oportunidades para as operadoras.

Demonstration slides available here

Luciano Mendes. Keynote. May 2018. WRNP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *